• Posto Jarjour

Conheça as luzes do painel do carro



Para muita gente, o acendimento de uma das tantas luzes do painel do carro é motivo de desespero. O que, afinal, significa cada um dos ícones constantes do painel? O que devo fazer quando ele acendem?


Em geral, luz acessa no painel não é bom sinal e, via de regra, significa recomendação de ação.


Inclusive a atenção à cor da luz é importantíssima. Se vermelha, trata-se de alguma emergência. Se amarela, significa advertência.


Portanto, é importante conhecê-las e, principalmente, não as negligenciar. Ou seja, se acendeu alguma luz no painel do seu carro, não trate isso com indiferença. Vá a algum posto de combustível ou oficina mecânica.

Conheça agora o significado de algumas luzes do painel:


Bateria:





Esta luz indica algum problema com a própria bateria ou ainda no alternador, na correia ou no circuito de carga. O ideal, ao acendimento desta luz, é levar o carro imediatamente a uma especializada em baterias, para o diagnóstico e reparo corretos.


Temperatura do líquido de arrefecimento:





Atenção! O acendimento desta luz pode sinalizar algo sério. É possível que o motor esteja superaquecendo ou prestes a superaquecer. É indicativo de falta de água, falha no sistema de ventilação ou em sensores. Compareça a um posto de gasolina, para verificação do nível da água, ou a uma oficina mecânica.


Airbag:





É importante não negligenciar esta informação, em caso de acendimento deste ícone. Do contrário, é possível que o airbag não acione em eventual colisão. Procure a oficina autorizada da marca do seu carro. Em alguns modelos, esta luz pode ser amarela.


Pressão do óleo do motor:




Esta é uma das luzes mais comuns de aparecer no painel dos carros e, ao mesmo tempo, uma das mais incompreendidas pelos usuários. Ela informa que a pressão do óleo do motor está abaixo do mínimo necessário, o que é grave e sinaliza pane na bomba ou na válvula de alívio do sistema, folgas excessivas nos mancais ou mesmo superaquecimento do motor.


Fluido de freio baixo ou freio de estacionamento:




Este ícone também é bastante comum. Ele sinaliza que o fluido de freio está abaixo do mínimo necessário para garantir uma frenagem segura. Por vezes, acende também quando o freio está acionado.


Injeção eletrônica:





Alguns problemas relacionados aos componentes do sistema de alimentação do motor, como defeitos nas velas, bobinas e bicos injetores, deixam a luz de advertência da injeção eletrônica acessa ou mesmo piscando.


Diferentemente da luz de temperatura e luz do óleo, que indicam problemas que devem ser corrigidos imediatamente, a luz de injeção admite que motorista dirija tranquilamente a uma oficina, sem riscos de danificar outras peças ou agravar o problema.


Pré-aquecimento de velas:





Em carros flex mais modernos, esta luz acende para informar que o sistema entrou em funcionamento a fim de aquecer o etanol antes de o injetar no cilindro. Em carros com reservatório de gasolina, este ícone significa que o combustível está sendo usado.

45 visualizações
32d464f8-874c-4a0d-9b0a-23d74a0155c9.JPG

206 Asa Norte, 210 Asa Sul e CSB 8 Taguatinga

@postosjarjour

© 2017 Postos Jarjour